quarta-feira, 9 de outubro de 2013

PÃO DE BATATA DOCE

Houve um tempo em que eu fazia pão quase que diariamente. Pelo menos a cada dois dias, lá estava eu sovando massa para fazer pão dos mais variados sabores.  Geralmente aproveitava as férias da faculdade para experimentar novas receitas, por estar, envolvida apenas com os livros  e cadernos de receitas da minha mãe. Mas há tempos não colocava a "mão na massa"; então ontem meu irmão me falou: você deveria voltar a fazer aqueles pães. Eram muito bons! Assim, hoje me vi às voltas com um antigo caderno  e, entre fermento, farinha e etc, resgatei essa receita de pão de batata doce que é muito saborosa e saudável. 

PÃO DE BATATA DOCE
 Ingredientes:
3 ovos
2 batatas doce médias, cozidas e descascadas
1 xícara de leite de coco morno
1 colher (café) rasa de sal
2 colheres de açúcar mascavo
1 envelope de fermento biológico
½ xícara de óleo
1 xícara de farinha de aveia
500g de farinha de trigo
1 colher de manteiga derretida

Modo de fazer:

Bata no liquidificador: os ovos, as batatas, o leite, o sal, o açúcar, o fermento, o óleo e a aveia. Despeje o conteúdo do liquidificador em uma bacia e vá adicionando a farinha aos poucos, sempre sovando a massa. Abra a massa em uma superfície lisa. Pincele com a manteiga, e enrole como rocambole. Corte ao meio, coloque em formas de pão ou formas de bolo com furo no meio. Deixe crescer até dobrar de tamanho e asse em forno pré-aquecido a uma temperatura de 200ºC, por aproximadamente 30 minutos.

Dicas:

A manteiga se integra na massa e faz com que o pão fique com furinhos;
Não há necessidade de untar as formas. O pão se solta fácil;
A batata doce pode ser substituída por macaxeira, batata inglesa ou inhame, na mesma
proporção;

Rendimento: 2 pães médios

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por participar desse blog.