quarta-feira, 16 de abril de 2014

EMPADÃO

Após mais de um mês de ausência, retomo as postagens com essa receita de empadão que é ótima! 
Além da vontade de saborear um delicioso empadão acompanhado de um cafezinho, de repente me bateu uma curiosidade sobre a origem de tal prato e assim, fui às pesquisas.
A palavra empada é uma forma simplificada da palavra empanada (também usada no idioma espanhol), com origem no Latim "Panis", que significa pão. O significado mais próximo seria de iguaria de massa com recheio de carne e fechamento com a própria massa.
Há quem acredite que sua origem venha dos pastelões portugueses, que na realidade eram grandes tortas salgadas com os mais variados recheios e com uma forte influência medieval. 
Uma outra possibilidade, é de que os empadões de frango eram servidos como refeições para os seguidores da Igreja Católica nos dias de abstinência do consumo de carne bovina ou suína. 
Normalmente, o empadão é preparado com farinha e gordura (conhecida como massa podre), podendo ser recheada com carne, frango, carne seca, legumes, requeijão, camarão, etc.
Nos Estados Unidos pode ser encontrada uma empada de frango chamada "chicken pie".
Enfim, qualquer que seja sua real origem, nada mais apetitoso e irresistível que um saboroso empadão! Seja no almoço, lanche ou jantar, ele é sempre bem aceito!

EMPADÃO


Ingredientes:
200 g de margarina culinária
1 colher (café) de sal
1 colher (café ) de açúcar
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 colher (sopa) de água gelada
1 gema
150 g de macaxeira cozida e amassada
Farinha de trigo quanto baste 

Para pincelar: 
1 gema 
1 colher (sopa) de água 

Modo de fazer: 
Junte todos os ingredientes em uma tigela, exceto a farinha. Vá acrescentando a farinhas aos poucos e misturando bem e sovando a massa até que desgrude das mãos. Separe dois terços da massa e abra entre dois sacos plásticos, sem deixar muito fina, forre uma forma e fure com um garfo. Preencha com o recheio escolhido e reserve. Abra o terço restante de massa, também entre dois plásticos e tampe o recheio com esse disco. Dobre as bordas de massa, fechando o empadão, fure a superfície com um garfo, pincele com a gema diluída na água e leve a assar em forno bem quente (230/250ºC), pré-aquecido, até ficar corado (mais ou menos 45 minutos). 

Dicas:
Recheie o empadão com o recheio à sua escolha, porém utilize-o frio.
O tempo que o empadão leva para assar varia de forno para forno, por isso é apenas estimado.


Rendimento: 8 porções



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por participar desse blog.