terça-feira, 14 de janeiro de 2014

BACALHAU À MINHA MODA

Quem gosta de cozinhar está sempre se reinventando... e foi exatamente o que fiz com esse prato! criei essa receita há muitos anos para uma sexta-feira da paixão. Era aniversário de minha irmã Fátima, e combinamos (as mulheres da família) de fazer uma ceia especial de Semana Santa na casa dela. Foi uma maravilha! Minha ideia foi incorporar o bacalhau à sabores nordestinos (neste caso o gerimum), e deu super certo, pois os elogios foram unânimes. Dessa vez, mudei um pouco a receita original (afinal de contas é criação minha, né - em outra ocasião posto a primeira experiência feita) e, resolvi fazer uma espécie de "escondidinho invertido". Modéstia à parte, outro sucesso. Compartilho com vocês o resultado.


BACALHAU À MINHA MODA

Ingredientes:
4 kg de bacalhau dessalgado e desfiado grosseiramente
1/2 xícara de azeite
3 cebolas picadas
1 colher sopa de alho amassado
1 pimentão verde pequeno picado
1 pimentão amarelo pequeno picado
5 tomates picados
Água quanto baste
1 molho de coentro picado
1 molho de cebolinha verde picado
Pimenta à gosto
Sal à gosto
2 kg de jerimum em pedaços
1 pote grande de cream cheese
1 xícara de leite em pó
1 pacote de queijo ralado

Modo de fazer:
Coloque o jerimum em uma panela com água suficiente para o cozimento e um pouco de sal. Enquanto isso, aqueça o azeite, junte as cebolas e o alho e refogue um pouco. Adicione o bacalhau, os pimentões e os tomates, misturando bem. Acrescente pimenta, e uma xícara (chá) de água, tampe a panela e deixe cozinhar o bacalhau até que fique um refogado sem caldo. Agregue o coentro e a cebolinha, acerte o sal se precisar e reserve. À parte, amasse o jerimum ainda quente e misture com o leite em pó e o cream cheese formando um purê consistente. Em um refratário grande, faça uma camada com metade do refogado de bacalhau. Disponha sobre ela o purê de jerimum e por cima ponha a outra parte do bacalhau. cubra com o queijo ralado e leve ao forno até ficar bem dourado.

Dicas:
Ao cozinhar o jerimum, coloque pouco sal, porque além de ser um legume que "suga" muito sal, tem o sal do bacalhau;
O leite em pó é um segredinho que uso, pois além de deixar o purê mais consistente, não interfere no sabor do ingrediente principal e, caso o seu jerimum contenha muita água, pode ser necessário acrescentar mais que uma xícara dele;
É importante que o refogado de bacalhau fique sem caldo para não encharcar o purê quando estiver no forno.

Rendimento: 25 porções

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por participar desse blog.